Conferênca Mobilidade: Propostas

ATIVIDADE/Arquivo/2018

 

PROPOSTAS DE AÇÃO DECORRENTES DA CONFERÊNCIA SOBRE MOBILIDADE

  1. Criação de espaços de estacionamento diversificados no planalto, a distâncias regulares e úteis para os utentes (por exemplo de 300 metros). Estes espaços de estacionamento devem privilegiar as viaturas dos residentes na área de influência das suas residências e devem/podem ser implantados em espaços devolutos e edifícios em ruína, demolidos e/ou devolutos, cuja área permita albergar pelo menos 20 viaturas.

Nalguns edifícios em ruína ou demolidos poder-se-ão manter as fachadas ou criar-se uma nova fachada de integração, permitindo que, no futuro, aqueles espaços, ou edifícios, possam ser novamente edificados para habitação ou outras funções.

Os exemplos concretos de espaços devolutos e edifícios em ruína ou abandonados existentes na área do Centro Histórico onde esta medida poderia ser implementada estão plasmados no anexo a este documento.

Com a criação dos lugares de estacionamento indicados, tanto nos edifícios em ruína, demolidos e/ou devolutos, como nos espaços reconvertidos, será possível retirar o estacionamento automóvel das principais praças, largos e adros que atualmente se encontram repletos de viaturas e, após a sua qualificação urbana, devolvê-los à população para o seu usufruto.

 

  1. Criação de um funicular que ligue o Jardim de São Bento à estação da CP, no âmbito de um projeto mais alargado de intervenção integrada de qualificação da zona ribeirinha e do estacionamento de serviço à Estação da CP.

 

  1. Criação de um parque de caravanas tendo como alternativas de instalação locais no planalto com proximidade que permita o deslocamento pedonal dos utilizadores das caravanas à área monumental da cidade. Espaços a estudar:
  • No espaço devoluto nas traseiras da Igreja do antigo Mosteiro de Sta. Clara.
  • No espaço da ex-EPC, (Ex: antigas oficinas mecânicas dos carros de combate).
  • Em terrenos contíguos ao Campo Emílio Infante da Câmara.
  • No espaço sem construção de um ex-edifício no gaveto entre a Rua Miguel Bombarda e a Travessa do Postigo de Santo Estevão.

 

  1. Reposição das floreiras ou outro tipo de obstáculos urbanos para conter o estacionamento abusivo nas Ruas Teixeira Guedes e Guilherme de Azevedo e que permitam a acessibilidade e mobilidade em segurança dos peões. As floreiras deverão ter uma manutenção regular, de modo a não haver acumulação de lixo e permitir manter as ruas floridas.

 

  1. (Re)Criação de parques de bicicletas gratuitas que cubram todo o planalto.
  2. Criação de uma rede de transporte pública de autocarros, não poluentes, de pequena dimensão, com custo de bilhete reduzido, com circuito regular e permanente, que permita a mobilidade entre o planalto, o CH e os bairros ribeirinhos, Hospital e bairros novos da expansão da cidade.

 

  1. Aplicação rigorosa das normas que regulam as cargas e descargas no CH e cujo facilitismo e desleixo na sua aplicação causam graves transtornos na circulação de pessoas e no trânsito automóvel.

 

  1. Alteração dos critérios de fiscalização da PSP que não refletem as necessidades de precaver o estacionamento de viaturas em passeios e que são considerados minimizados relativamente ao estacionamento tarifado – Proposta/exigência à PSP.

 

  1. Renegociação do contrato de exclusividade entre a CMS e a ABB, devolvendo a gestão do estacionamento tarifado à CMS (excluindo o subterrâneo). Esta renegociação deverá ser atualmente possível, em virtude de o tempo decorrido permitir avaliar os montantes/receitas em causa. Isso permitirá avaliar os montantes indemnizatórios e reverter para a CMS as receitas futuras e a gestão do parque do planalto.

 

  1. Criação de faixas pedonais de conforto nas principais ruas do CH que poderão ser em laje calcária.

 

  1. Reparação das ruas empedradas do CH que estão muito degradadas.

 

  1. Mudança do estacionamento dos autocarros de turistas do Milagre, de modo a que, para além da Fundação do Milagre, seja também a cidade a usufruir dessas visitas.

 

  1. Suspensão da intervenção na Av. D. Afonso Henriques até haver um Projeto Urbanístico Global para o Campo Emílio Infante da Câmara. Desviar a verba consignada para outro projeto urgente, cuja prioridade seja maior.

 

  1. Intervenção urgente na Calçada do Monte de modo a criar condições de segurança para peões e viaturas.

Solução simples e praticamente sem custos: criar sentido único na Rua Alexandre Herculano (ascendente) e na Rua Zeferino Brandão (descendente) a partir do cruzamento entre as duas.

 

  1. Apoio aos candidatos a residentes no CH com garantias de estacionamento beneficiado para a 2ª viatura.

 

  1. Limitação da circulação de viaturas em mais ruas do CH só para residentes ou casos especiais a definir.