ATIVIDADE/Arquivo/2018
PROPOSTAS DE AÇÃO DECORRENTES DA CONFERÊNCIA SOBRE MOBILIDADE
- Criação de espaços de estacionamento diversificados no planalto, a distâncias regulares e úteis para os utentes (por exemplo de 300 metros). Estes espaços de estacionamento devem privilegiar as viaturas dos residentes na área de influência das suas residências e devem/podem ser implantados em espaços devolutos e edifícios em ruína, demolidos e/ou devolutos, cuja área permita albergar pelo menos 20 viaturas.
Nalguns edifícios em ruína ou demolidos poder-se-ão manter as fachadas ou criar-se uma nova fachada de integração, permitindo que, no futuro, aqueles espaços, ou edifícios, possam ser novamente edificados para habitação ou outras funções.
Os exemplos concretos de espaços devolutos e edifícios em ruína ou abandonados existentes na área do Centro Histórico onde esta medida poderia ser implementada estão plasmados no anexo a este documento.
Com a criação dos lugares de estacionamento indicados, tanto nos edifícios em ruína, demolidos e/ou devolutos, como nos espaços reconvertidos, será possível retirar o estacionamento automóvel das principais praças, largos e adros que atualmente se encontram repletos de viaturas e, após a sua qualificação urbana, devolvê-los à população para o seu usufruto.
- Criação de um funicular que ligue o Jardim de São Bento à estação da CP, no âmbito de um projeto mais alargado de intervenção integrada de qualificação da zona ribeirinha e do estacionamento de serviço à Estação da CP.
- Criação de um parque de caravanas tendo como alternativas de instalação locais no planalto com proximidade que permita o deslocamento pedonal dos utilizadores das caravanas à área monumental da cidade. Espaços a estudar:
- No espaço devoluto nas traseiras da Igreja do antigo Mosteiro de Sta. Clara.
- No espaço da ex-EPC, (Ex: antigas oficinas mecânicas dos carros de combate).
- Em terrenos contíguos ao Campo Emílio Infante da Câmara.
- No espaço sem construção de um ex-edifício no gaveto entre a Rua Miguel Bombarda e a Travessa do Postigo de Santo Estevão.
- Reposição das floreiras ou outro tipo de obstáculos urbanos para conter o estacionamento abusivo nas Ruas Teixeira Guedes e Guilherme de Azevedo e que permitam a acessibilidade e mobilidade em segurança dos peões. As floreiras deverão ter uma manutenção regular, de modo a não haver acumulação de lixo e permitir manter as ruas floridas.
- (Re)Criação de parques de bicicletas gratuitas que cubram todo o planalto.
- Criação de uma rede de transporte pública de autocarros, não poluentes, de pequena dimensão, com custo de bilhete reduzido, com circuito regular e permanente, que permita a mobilidade entre o planalto, o CH e os bairros ribeirinhos, Hospital e bairros novos da expansão da cidade.
- Aplicação rigorosa das normas que regulam as cargas e descargas no CH e cujo facilitismo e desleixo na sua aplicação causam graves transtornos na circulação de pessoas e no trânsito automóvel.
- Alteração dos critérios de fiscalização da PSP que não refletem as necessidades de precaver o estacionamento de viaturas em passeios e que são considerados minimizados relativamente ao estacionamento tarifado – Proposta/exigência à PSP.
- Renegociação do contrato de exclusividade entre a CMS e a ABB, devolvendo a gestão do estacionamento tarifado à CMS (excluindo o subterrâneo). Esta renegociação deverá ser atualmente possível, em virtude de o tempo decorrido permitir avaliar os montantes/receitas em causa. Isso permitirá avaliar os montantes indemnizatórios e reverter para a CMS as receitas futuras e a gestão do parque do planalto.
- Criação de faixas pedonais de conforto nas principais ruas do CH que poderão ser em laje calcária.
- Reparação das ruas empedradas do CH que estão muito degradadas.
- Mudança do estacionamento dos autocarros de turistas do Milagre, de modo a que, para além da Fundação do Milagre, seja também a cidade a usufruir dessas visitas.
- Suspensão da intervenção na Av. D. Afonso Henriques até haver um Projeto Urbanístico Global para o Campo Emílio Infante da Câmara. Desviar a verba consignada para outro projeto urgente, cuja prioridade seja maior.
- Intervenção urgente na Calçada do Monte de modo a criar condições de segurança para peões e viaturas.
Solução simples e praticamente sem custos: criar sentido único na Rua Alexandre Herculano (ascendente) e na Rua Zeferino Brandão (descendente) a partir do cruzamento entre as duas.
- Apoio aos candidatos a residentes no CH com garantias de estacionamento beneficiado para a 2ª viatura.
- Limitação da circulação de viaturas em mais ruas do CH só para residentes ou casos especiais a definir.