COMUNICADO
SOBRE O DESVIO DA LINHA DO NORTE
A AMSIC (Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica), congratula-se com os resultados até aqui conseguidos pelos subscritores e promotores da Petição “Pelo desvio da linha ferroviária na zona de Santarém”, nomeadamente na audição pela comissão representativa desses subscritores pela comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e habitação da Assembleia da República.
Sabe-se que todos os representantes dos partidos presentes na audição foram unânimes no apoio ao desvio da linha do Norte em Santarém pelo lado poente o que, pode significar existir alguma esperança na revisão da estratégia do Governo, caso aquela posição seja extensiva aos respetivos dirigentes partidários.
Entretanto, no seguimento da posição insatisfatória assumida pelo Governo e no pressuposto de se debaterem outras alternativas para o desvio da linha, nesta zona de Santarém, na passada segunda-feira, dia 22, a AMSIC promoveu a apresentação de um documento elaborado por um técnico (Eng. Valdemar Benavente), onde foi dada a conhecer uma hipótese de desvio da linha por nascente, em que o traçado seria desviado do centro da Ribeira, com início antes de Alfange, passando sob a ponte D. Luís I no primeiro vão e indo ligar-se à atual linha, a norte junto das Assacaias.
Esta apresentação teve como primeiro objetivo, colocar em discussão uma alternativa viável e muito mais barata, caso a solução do desvio por poente fique irremediavelmente perdida.
Espera a AMSIC, que a solução do desvio por poente seja retomada e que todas as forças políticas e sociais da região se unam para que esse objetivo conste nos programas de investimento do governo e seja tornado realidade o mais breve possível.
Santarém, 26 de Março de 2021
A Direção da AMSIC