Newsletter Nº3

Nº 3   15/05/2019

 Associação Mais Santarém – Intervenção Cívica

                  NEWSLETTER                  

COMUNICADO

 

EM DEFESA DOS COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL

 

A AMSIC (Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica), congratula-se com o anúncio do início das obras de requalificação do Mercado Municipal de Santarém, edifício classificado como património de interesse público e há muito carenciado de intervenção.

Contudo, não pode esta Associação cívica deixar de lamentar que a CMS não tenha acautelado devidamente a situação dos comerciantes que desde há muitos anos têm vindo a explorar aquele espaço, como julgamos seria seu dever. Antes pelo contrário, decidiu, sustentada num possível parecer jurídico, despejá-los simplesmente daquele local, como se de trastes velhos se tratassem.

As promessas e falsas esperanças dadas em anteriores diálogos entre a CMS e os comerciantes caíram abruptamente por terra, com a afixação de um Edital em cada loja, em que são dados 30 dias para estes abandonarem o local, sem qualquer perspetiva para o futuro.

Face ao exposto, esta Associação cívica vem solidarizar-se com os comerciantes do Mercado Municipal e manifestar o seu apoio à Petição Pública que está a circular, reafirmando que:

1 – Os atuais comerciantes não podem ser prejudicados com o processo de requalificação do Mercado Municipal, competindo à CMS restabelecer o diálogo no sentido de encontrar uma solução de consenso para o problema criado.

2- A AMSIC sugere ainda à CMS que, como gestora da coisa pública, assegure aos scalabitanos alternativas de consumo de proximidade com a criação de pequenos mercados, por exemplo em S. Domingos e no Campo Emílio Infante da Câmara, essenciais para o escoamento de muitos artigos produzidos nas freguesias do Concelho e facilitadores da mobilidade de uma população tendencialmente mais envelhecida.

 

Santarém, 15 de Maio de 2019

 

 

 

 

 

 

 Associação Mais Santarém – Intervenção Cívica