Conferência Desenvolvimento Empresarial

 

 

 

 

 

 

 

NOTA DE IMPRENSA

CONFEREÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL EM SANTARÉM

“DAR MAIS ATENÇÃO À CIDADE E MENOS ÀS FREGUESIAS”

“Embora arriscando perder as eleições futuras, ficaria na história de Santarém se desse  mais atenção à cidade e menos às freguesias”, foi o conselho dado ao presidente da Câmara por parte de José Eduardo Carvalho, presidente da Associação Industrial Portuguesa, que participou na conferência “O Desenvolvimento Empresarial em Santarém”, que teve lugar no passado dia 6 de Dezembro, organizado pela Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica, na qual também participaram o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, o empresário Henrique Neto e o diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento e que foi moderada por Francisco Mendes.

O presidente da AIP, profundo conhecedor do concelho e ex-presidente da NERSANT, focou quatro prioridades que, na sua opinião seriam o motor de desenvolvimento do concelho: a ligação rodoviária a Alcanede (EN 362); a concretização da área empresarial de Almoster (um projeto de 54 hectares de parque industrial: Parquiscálabis), o projeto de regadio do Tejo (Projeto Tejo apresentado recentemente em Santarém por iniciativa da AMSIC) e o centro de competências para a agricultura e agroindústria previsto para a Fonte Boa.

Referiu também este dirigente que não compreende porque é Santarém a capital de distrito com as piores infraestruturas desportivas do País e também porque continua o Campo Emílio Infante da Câmara sem um projeto e em constantes discussões (há mais de 50 anos), não havendo coragem para decidir do seu futuro. Também não entende como a cidade deixou sair a EPC sem qualquer contestação.

Ricardo Gonçalves apresentou alguns dos investimentos empresariais em curso ou previstos para o concelho no valor superior a 140 milhões de euros, dando conhecimento dos casos da ampliação da unidade da Font Salem e da fábrica da Olitrem, bem como dos investimentos previstos para as novas fábricas da Escalabis Solar, da Valsabor e da Leroy Merlin.

Falou também da ampliação do Centro de Inovação Empresarial com mais doze salas de incubação, isto da responsabilidade do NERSANT e apresentou algumas das candidaturas a fundos comunitários referindo-se a alguns incentivos para as empresas que se instalarem no concelho e salientou a candidatura em curso para a criação do Centro de Excelência para a Agricultura e Agroindústrias..

Durante a conferência, muito participada pelo público, foi realçada também a escassez de mão-de-obra especializada que já se faz sentir, sendo a taxa de desemprego no concelho de cerca de 4%. Foi também referido o corte da EN 114 há já mais de quatro anos e que também é um entrave ao desenvolvimento da cidade.

 

Santarém, 10 de Dezembro de 2018