Relatório de Atividades 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2018

 

Durante o ano de 2018 a AMSIC desenvolveu algumas atividades que pensamos terem proporcionado a discussão e debate, não só nos círculos mais restritos e onde tiveram lugar, mas também e ainda mais importante, nos locais institucionais da autarquia, órgãos de comunicação social e entre os munícipes interessados no desenvolvimento do Concelho. As ações mais relevantes foram:

 

Conferência “Trânsito e Estacionamento no Planalto de Santarém”

No dia 18 de janeiro a AMS-IC realizou uma Conferência com a finalidade de debater o trânsito, o estacionamento e a mobilidade no Planalto de Santarém. Teve a participação especial do Prof. Fernando Nunes da Silva e realizou-se no Teatro Taborda, com a colaboração do Círculo Cultural Scalabitano. As conclusões e propostas que saíram desta Conferência foram plasmadas num documento que foi dado a conhecer ao público e entregue ao executivo camarário durante a sessão de Câmara do dia 26 de março.

 

Conferência “Campo Emílio Infante da Câmara – Que Futuro?”

No dia 10 de março a AMS-IC organizou esta Conferência, no Teatro Taborda, com a presença de técnicos, políticos e outros interessados. Teve por finalidade a discussão e debate sobre o futuro daquele espaço nobre do Planalto de Santarém. Desta Conferência foram também retiradas conclusões e elaboradas doze propostas concretas de ação, que foram também tornadas públicas e entregues na Câmara Municipal.

Apresentação do Projeto Tejo

Com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, foi apresentado, no dia 10 de Maio, no auditório da Escola Superior Agrária pelos seus promotores, Engs. Manuel e Miguel Campilho e pelo seu responsável técnico,  Eng. Jorge Froes, com a presença de mais de uma centena de pessoas.

 

 

 

 

Primeiro Aniversário da AMSIC

 

No dia 27 de Julho comemorou-se o 1º Aniversário da Associação com um jantar/palestra com associados e amigos , no restaurante “Mina Velha”. O palestrante foi o Dr. Pedro Passo Canavarro que proferiu uma palestra sob o tema “Onde Estás Santarém”.

 

Conferência “O Desenvolvimento Empresarial em Santarém”

 

Teve lugar no dia 6 de Dezembro, na Casa do Brasil, esta Conferência com os oradores, Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, o empresário Henrique Neto e o diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento e que foi moderada por Francisco Mendes.

 

Apresentação do livro “A Queda de Salazar”

A apresentação teve lugar na Casa do Brasil, no dia 11 de Dezembro com a presença jornalistas António Caeiro, José Pedro Castanheira e Natal Vaz reuniram centenas de testemunhos, encontraram documentação que permaneceu inédita, e apresentam-nos A Queda de Salazar — O princípio do fim da ditadura, com muitos episódios até agora desconhecidos da governação e da vida do ditador. A apresentação esteve a cargo de António Reis.

 

Santarém, 19 de Março de 2019

 

O Presidente da Direção