“A Queda de Salazar” Apresentação

 

NOTA DE IMPRENSA

APRESENTAÇÃQO DO LIVRO

A QUEDA DE SALAZAR

A Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica, em parceria com a editora Tinta da China, organizou a apresentação do livro da autoria de três jornalistas (José Pedro castanheira, António Caeiro e Natal Vaz), “A Queda de Salazar”.

A apresentação teve lugar na Casa do Brasil, no dia 11 de Dezembro, pelas 18:30 horas.

Os jornalistas António Caeiro, José Pedro Castanheira e Natal Vaz reuniram centenas de testemunhos, encontraram documentação que permaneceu inédita, e apresentam-nos A Queda de Salazar — O princípio do fim da ditadura, com muitos episódios até agora desconhecidos da governação e da vida do ditador.

Segundo Beja Santos, o livro “É uma investigação cuidada, com um doseado recurso à história oral iremos acompanhando a evolução do período marcelista, até às desilusões marcadas com a rutura com a ala liberal e nova contenda com Mário Soares que se exila em França. E assim se chega ao termo da vida de Salazar e anos depois, Marcello Caetano, incapaz de encontrar soluções políticas para uma guerra em que os nacionalistas tinham passado a dispor de um armamento muito superior ao dos portugueses, abandona o poder numa Chaimite, da Madeira seguirá para o Brasil, revelará uma mágoa sem fim. O livro dispõe de anexos importantes como a Ata do Conselho de Estado de 17 de setembro de 1968, na sua versão original, na redação de Antunes Varela.”

A sessão contará com a presença dos autores e a apresentação estará a cargo de António Reis.

 

Santarém,28 de Novembro de 2018