Manifesto: Por um Jardim da Liberdade Inclusivo

MANIFESTO

Por um Jardim da Liberdade Inclusivo

Os subscritores deste documento tomaram conhecimento de notícias vindas a público recentemente, que dão como quase certa a instalação de uma Loja do Benfica 2.0 no Jardim da Liberdade com a imagem exterior do estádio da Luz. Também é público que o projeto pretende ocupar os edifícios já construídos no ex-Campo Sá da Bandeira/Jardim da Liberdade – espaço público municipal e, originalmente, destinados à restauração – e aumentar a área ocupada com um campo de jogos coberto.

Não se põe em causa, a oportunidade ou a legitimidade deste projeto que consideram bem-vindo para Santarém.

Os signatários, como munícipes e cidadãos conscientes e participativos, não concordam com o uso deste espaço público, central da cidade, para fins clubísticos que possam dividir e condicionar a sua frequência a parte da população do Concelho.

Vêm por isso solicitar ao Executivo camarário que:

1- Repense a localização deste projeto para outro local que não o Jardim da Liberdade, ex-Campo Sá da Bandeira.

2- Procure resolver a atual situação degradante daquele espaço, de modo mais abrangente socialmente; isto é, garantindo àqueles edifícios uma utilização que possibilite a sua frequência sem quaisquer constrangimentos por parte de toda a população. Tal poderá ser a utilização originalmente prevista ou outra que cumpra esse objetivo e que mantenha viva aquela área da cidade.

 

Santarém, 23 de Abril de 2019