Plano de Atividades para 2020

A Direção da AMSIC deverá, no ano de 2020, continuar a sua atividade, norteada pelos principais desígnios que constam na sua missão e que estão plasmados nos Estatutos.

Conscientes de que durante o ano de 2019, não foi possível atingir todos os objetivos propostos, pensamos que alguns desses propósitos poderão ser concretizados no próximo ano.

A AMSIC deverá também continuar na procura de entendimentos e ações conjuntas com outras associações e entidades do Concelho em temas que não colidam com os respetivos interesses e objetivos, mas que sirvam os objetivos de intervenção cívica a que nos propomos.

Para o ano de 2020 propomo-nos levar a bom termo o seguinte Plano:

– A História da Cidade

Não se prevê que consigamos realizar ainda este ano de 2019, um objetivo que estava inserido nas comemorações dos 150 anos da cidade e que consta de uma publicação (livro) em que participariam alguns dos mais destacados historiadores de Santarém ou a Santarém ligados. Para a sua realização foi solicitado o patrocínio de uma instituição, no qual está a Direção muito esperançada que se concretize. A concretização deste objetivo será bastante importante, não só para a Associação, mas principalmente porque irá ser um documento de divulgação cultural e escolar único e que terá a participação das mais ilustres e conhecidas personalidades da cultura e da história de Santarém.

– Conferências

Devido a razões alheias à Associação, não foi possível concretizar uma das conferências previstas para o ano de 2019. De facto a conferência sobre a ex-EPC, que chegou a estar anunciada e publicitada para o dia 4 de Maio, não se realizou por falta de comparência (anunciada a escassos dias da data) do atual Presidente da Câmara. Por este ser um tema que não devemos deixar cair, propomo-nos a voltar a ele em 2020, como conferência ou com outro qualquer figurino.

A alteração do traçado da linha de caminho-de-ferro é também um assunto que procuraremos abordar logo no início do próximo ano, por ser um investimento altamente estruturante para o Concelho e de que se tem que iniciar o processo de criação de opinião pública e de pressão sobre as entidades que tutelam este tema.

Outro tema que nos propomos tratar será o das infraestruturas desportivas em Santarém. A sua falta e a ausência de soluções mitigadoras a breve prazo, são fatores de constrangimento para as centenas, senão milhares, de potenciais praticantes de desporto ao ar livre, que não encontram resposta no seu concelho, tendo muitas das vezes de o praticar em concelhos próximos.

Jantares/Debate (Tertúlias)

Pensamos que este tipo de evento é um fator positivo que proporciona um ambiente de discussão e debate que também é útil para um melhor conhecimento entre associados e pode criar aptidão para a promoção da AMSIC e a entrada de novos sócios.

Existem alguns temas que poderão ser abordados nestas Tertúlias, não só de âmbito puramente reivindicativo, ou social, mas também de ordem cultural, como, por exemplo o centenário de Bernardo Santareno, ou outros que venham a propósito tratar e que digam respeito, direta ou indiretamente, à vida no Concelho.

Gostaríamos que os associados dessem sugestões sobre temas que poderiam ser abordados nestas tertúlias ou em outros eventos.

– Jantar do 3º Aniversário

A exemplo do que foi feito em 2018 e 2019, iremos comemorar o 3º Aniversário com um jantar temático em que haverá um convidado especial e que constituirá um momento de convívio entre todos os sócios e amigos convidados.

– Comunicação e Imagem

Foi com bastante orgulho e satisfação que constatámos o impacto que teve a saída do nº1 da nossa revista INTERVIR. A nº2 acaba de sair, esperamos, com igual sucesso. Mas a nossa ambição deverá ser maior e tentar que a periodicidade da revista seja trimestral durante o próximo ano, mas tal afigura-se-nos difícil se não conseguirmos patrocínios e publicidade que comportem os custos de produção. Pelo menos tudo faremos para que saiam dois ou três números durante 2020. A INTERVIR será a voz física da AMSIC e nela procuraremos abordar os temas mais atuais no Concelho e onde opiniões de associados possam também ter lugar.

O WEBSITE (www.amsic.pt) que entrou no ar em Outubro deste ano, também será um meio de comunicação da nossa associação com o exterior, não deixando de constituir um importante repositório e arquivo das ações e da história da AMSIC, bem como um elemento

de consulta para quem nos queira conhecer melhor. Procuraremos que seja atualizado à medida dos acontecimentos.

Ainda na informação online, continuaremos com a Página e o Grupo no Facebook, onde também são relevadas as nossas realizações e, em que, no Grupo AMSIC, qualquer pessoa pode interagir com a Associação.

A INTERVIR, o FACEBOOK e o WEBSITE estarão sempre abertos à participação dos associados e, desde que os textos não se desviem do espírito e da missão constantes nos Estatutos, serão publicados nessas plataformas.

– Conselho Consultivo

O CC continuará a ser um importante órgão de apoio à estratégia da Direção e que reunirá pelo menos, duas vezes no ano.

Candidatura ao PAAAC

A exemplo do ano findo, em que a nossa candidatura, embora entregue, não teve sucesso, iremos novamente candidatarmo-nos ao PAAAC (Plano de Apoio ao Associativismo e Agentes Culturais do Concelho), de modo a poderem ser co-financiadas algumas realizações da Associação.

 

Este é o Plano de Atividades que pensamos ser executável e que se enquadra dentro dos objetivos e da missão da Associação. A Direção continuará a pugnar por aumentar a notoriedade e a influência institucional da AMSIC e que ela seja uma organização com capacidade de interpretar as necessidades do concelho e das pessoas, tornando-a assim, uma organização credível com potencial de intervenção na área da cidadania ativa e responsável.

Para que tal seja possível, contamos com a colaboração de todos os associados.

 

Santarém, 20 de Novembro de 2019

A Direção