Constituição da AMSIC- Nota de Imprensa

 

ASSOCIAÇÃO MAIS SANTARÉM-INTERVENÇÃO CÍVICA

NOTA DE IMPRENSA

A ORIGEM

Na reunião plenária em que foi decidida a participação nas eleições autárquicas deste ano em parceria com o PS, foi também decidido que o MS deveria continuar a intervir autonomamente na vida política e cívica do Concelho, através de um veículo que pudesse integrar aqueles que, independentemente das suas tendências ideológico-partidárias, vêem Santarém e todo o seu Concelho, como fatores motivadores para um pensamento criativo e para uma sugestão de melhoria, para uma crítica com valor acrescentado, e que possam de alguma forma contribuir para que todos nos sintamos melhor na nossa terra

Foi assim que nasceu a AMSIC

OS OBJETIVOS

A AMSIC não pretende substituir-se ou concorrer com algumas das organizações que já atuam em áreas específicas da Cultura, das Artes, do Património ou de outras. Com estas, apenas poderemos sugerir ou aceitar a participação em ações comuns que mereçam essa parceria.

O que esta Associação pretende, pode resumir-se nos seguintes pontos fundamentais:

– Promover e contribuir para a discussão e abordagem de temas genéricos que digam respeito, direta ou indiretamente à vida dos cidadãos, através da organização de eventos para o efeito.

– Promover a discussão de temas específicos que estejam na ordem do dia e cujas conclusões possam influenciar os poderes públicos ou privados relacionados.

– Alertar, criticar e denunciar situações consideradas anormais e/ou prejudiciais para a qualidade de vida dos cidadãos.

– Criar comissões específicas, formadas por peritos e cidadãos com opinião abalizada, destinadas a estudar e sugerir soluções e ações específicas sobre assuntos de interesse para a comunidade.

A AMBIÇÃO

A AMS-IC tem a ambição única de ajudar a melhorar a vida de Santarém, intelectual, social e culturalmente, autónoma e independente de quaisquer estruturas de poder, não rejeitando contributos, sempre que nos sejam por elas solicitados.

Pretendemos que seja um veículo de debate e de discussão de ideias, de onde saiam propostas e sugestões que se enquadrem nos objetivos da Associação.

 

O INÍCIO

A atividade da Associação iniciar-se-á com Corpos Sociais cooptados de entre as pessoas que iniciaram este processo e, naturalmente, mais relacionados com o movimento de cidadãos Mais Santarém.

Nos próprios Estatutos se refere que se realizarão eleições para os Corpos Sociais, no primeiro trimestre de 2018. Aí teremos os primeiros dirigentes eleitos e que deverão levar a MS-IC a prosseguir os fins a que se propôs.

CONTAMOS com todos os que, de alguma forma, sentem que a nossa terra pode melhorar e que têm alguma opinião útil como contributo para esse fim.

Todos podem participar de algum modo, de forma mais ativa e constante ou respondendo a inquéritos, escrevendo textos de opinião a publicar nas plataformas que iremos preparar, etc.

A AMSIC será uma organização democrática e Independente dos partidos políticos, não rejeitando as parcerias com qualquer outra organização que, em cada momento, possam ser as mais adequadas para o desenvolvimento do Concelho e para a melhoria da qualidade de vida das suas populações.

 

Santarém, 24 de Julho de 2017

 

A Direção da Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica